O signo de Marcelângela

Catarina Catão
1 min readJul 27, 2021

--

A primeira vez que ouvir falar de signo foi através de uma pessoa chamada Marcelângela. Ela cuidava de mim na primeira série, pois meus pais trabalhavam e minha irmã passava o dia na creche. Marcelângela era do interior, racializada, cabelo liso, escorrido, olhos pequenos, eu gostava dela, ela gostava de mim. Me lembro que ela sempre escutava rádio e dançava, gostava de escutar o horóscopo que passava na rádio, era paqueradora, eu gostava dela, ela me deixava na escola e ia me pegar, era como se fosse uma irmã mais velha pra mim. Um dia ela falou de signo e eu quis saber o que era isso, daí ela me disse que o meu era libra, e eu quis logo descobrir de todos lá de casa, aprendi o signo de todo mundo e foi o início de um dos estudos na minha vida. Ela lia aquelas revistinhas de horóscopo e compartilhava comigo, eu gostava dela. Ela clareava os cabelos do corpo, passava uma pasta branca pra clarear. Ela se cuidava bem. Eu queria ter os cabelos iguais aos dela, lisos, escorridos, ela deixava eu pegar no cabelo dela. Ela também estudava a noite, e tinha livros que ensinavam inglês, traduzia umas palavras para mim, eu me divertia. Lembro que quando o brasil ganhou a copa de 94 ela estava lá em casa, tanto ela quanto eu não ligando pra esse negócio de futebol… Hoje eu não tenho notícia dela, mas vou perguntar a mainha, pois não sei o signo de Marcelângela…

--

--

Catarina Catão

Artista visual em escritas figurativas dos paradoxos existenciais